A viscoterapia acaba de ganhar a inovação da Health Tech e Helixor.

A parceria Health Tech e Helixor, principal fabricante na Alemanha¹ de medicamentos de Viscum album, trouxe para o Brasil esse importante tratamento complementar para os pacientes com enfermidades tumorais ou que envolvem alterações no sistema de defesa do organismo².
icone_beneficio

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

Amplia o bem-estar e proporciona resultados terapêuticos com significativa melhora na qualidade de vida.

icone_funciona

COMO FUNCIONA?

A Helixor orienta o processo de preparação do medicamento Viscum album na Health Tech, de acordo com seus procedimentos e, analisando os produtos, certifica que os mesmos correspondem aos seus próprios critérios de qualidade.

icone_origem

ORIGEM

O medicamento é produzido com o extrato aquoso de uma planta medicinal centro-europeia conhecida e utilizada há muitos séculos3, chamada de “visgo” ou “visgo branco” (Viscum album L.). O Viscum album é fabricado na Alemanha pela Helixor Heilmittel GmbH e está no mercado europeu desde a década de 19704. Nos últimos anos ele vem sendo introduzido nos outros continentes com sucesso, e agora também no Brasil5.

icone_aplicacoes

APLICAÇÕES

O Viscum album é de uso parenteral (injetável) e deve ser aplicado da forma e no local indicado pelo médico, dentista ou veterinário, na frequência prescrita. A viscoterapia pode ser aplicada na clínica, hospital ou pelo próprio paciente, um familiar ou tutor, se ele tiver as condições para isso6. A aquisição da medicação só pode ser feita mediante a apresentação da receita médica, odontológica ou veterinária7.

icone_tipos

TIPOS DE VISCUM ALBUM

Existem três tipos de acordo com a árvore hospedeira:

A matéria-prima para a fabricação do extrato de Viscum album, as folhas, flores e bagas da planta Viscum album L. são colhidas em quatro épocas distintas do ano. São colhidas separadamente espécimes que crescem sobre abetos, macieiras e pinheiros. Os extratos das plantas colhidas nas épocas frias e os extratos daquelas colhidas nas épocas quentes, separadamente de cada tipo, são produzidos usando apenas água ultrapura como veículo. Os extratos de “inverno” e de “verão” são então misturados de uma forma muito especial, usando movimento do líquido formando vórtice para que a interpenetração dos extratos seja mais intensa. Os extratos são submetidos a rigorosos testes de controle de qualidade. É essa a matéria-prima que a Helixor envia para a Health Tech preparar os medicamentos finais.

icone_apresentacoes

APRESENTAÇÕES

O Viscum album é apresentado em seis diferentes concentrações:

A Health Tech, depois de receber e controlar novamente a qualidade da matéria-prima, realiza a diluição da mesma com água ultrapura e cloreto de sódio, utilizando também o movimento em vórtice. Cada concentração é esterilizada por filtração em membrana e envasada por processamento asséptico em ampolas estéreis de vidro. Todas essas operações são realizadas em ambientes especialmente projetados, construídos e operados para excluir qualquer tipo de contaminação. Todos os equipamentos, utensílios e outros materiais são esterilizados, os técnicos utilizam indumentária estéril que os cobre inteiramente e o ar filtrado por filtros esterilizantes é insuflado intensamente para garantir a pureza dos medicamentos e a segurança do seu uso. E tudo isso é ainda submetido a rigorosos controles físicos, químicos e biológicos antes de os farmacêuticos da Health Tech liberarem as ampolas para os pacientes.

SAIBA MAIS SOBRE
ESSA INOVAÇÃO

vendas@healthtech.com.br – (11) 2076-3516
Presente em vários países e agora também no Brasil5.
  1. Schwabe U et al Arzneiverordnungs-Report 2018 Springer-Verlag Berlin Heidelberg 2019.
  2. Germany BfArM Comission C Monographs. Viscum album monograph BANZ 4/6/1986, 7/4/1988, 8/5/1991.
  3. Mansky PJ et al. NCCAM/NCI Phase 1 Study of Mistletoe Extract and Gemcitabine in Patients with Advanced Solid Tumors. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine Volume 2013, Article ID 964592, 11 pages.
  4. Schlodder D, Gardin NE. Estudos clínicos com Helixor (Viscum album L.) para o tratamento do câncer. Arte Med. Ampl 31(1) 14-18 (2011).
  5. https://www.helixor.com/contact/helixor-worldwide/ acesssado em 15/11/2019.
  6. Münst A, Gardin NE, Schlodder D. Helixor (Viscum album L.) na prática clínica: como iniciar o tratamento e encontrar a dose adequada para cada paciente, Arte Méd Ampl. 2013; 33(2): 70-7.
  7. BRASIL, ANVISA. RDC 67/2007 DOU 9/10/2007 p29.

Pesquise abaixo e pressione a tecla enter